Intercâmbio da Amizade integra rotarianos do Brasil e Estados Unidos

Postado em: 17 de Novembro de 2018

O Distrito 4640 do Rotary International vem fortalecendo sua experiência através do Intercâmbio Rotário da Amizade. Há poucos dias, o distrito recebeu a visita de um grupo de sete pessoas oriundas do Distrito 5950, Minnesota, Estados Unidos.

O Intercâmbio da Amizade é um programa que dá a rotarianos e familiares a oportunidade de visitar e conhecer outros rotarianos ao redor do mundo em um intercâmbio de curta duração, de normalmente uma semana. Por isso, em abril do próximo ano, um grupo do Distrito 4640 estará também visitando a região do Distrito 5950, na região de Minnesota.

No Distrito 4640, que congrega os clubes de Rotary das regiões Oeste, Sudoeste e Centro Sul do Paraná, o programa é coordenado pelo rotariano Nataniel Klug, do Rotary Club de Cascavel – Sonhar. Segundo ele, uma das funções do Rotary Internacional é promover o entendimento e a boa vontade entre povos diferentes e isto se concretiza através de programas como o Intercâmbio da Amizade.

O grupo de americanos que visitou a região chegou no dia 3 de novembro e permaneceu até o dia 11. Ele foi composto por três rotarianos e quatro amigos. O grupo foi liderado por Sam Dalal, membro do Rotary Club Burnsville Breakfast e também coordenador do Intercâmbio Rotário da Amizade no naquele distrito desde 1996. Ainda integraram o grupo os rotarianos

Paula Schuwartz e Bob Erickson, além de Monette Dala, Nancy Erickson, Jennifer Peterson e Valerie Varno.

Durante os dias que permaneceram no distrito, eles visitaram as cidades de Foz do Iguaçu e Cascavel, onde ficaram hospedados em casas de rotarianos. Além de visitas a pontos turísticos e empresas das cidades, os visitantes também conheceram projetos sociais e participaram de reuniões de clubes de Rotary nestas cidades e do Seminário Distrital da Fundação Rotária que foi realizado em Foz do Iguaçu no dia 10.

Este é o segundo intercâmbio promovido só neste ano rotário de 2018-19. Em outubro um grupo do Distrito 4640 esteve em visita ao Distrito 5100, na região de Oregon (EUA). Os rotarianos daquele distrito irão visitar o Brasil em março de 2019.

Além destes, para 2019/20 já estão previstos dois novos intercâmbios, sendo um com o Distrito 3011, da Índia, e outro com o Distrito 3220, do Sri Lanka.

A governadora do Distrito 4640, Sonia Taube Linero, destaca que o Distrito 4640 tem aproveitado muito bem as oportunidades que o programa do Intercâmbio da Amizade proporciona. “O programa é uma oportunidade para experimentar e aprender sobre outras culturas, com os locais e não como turista, e o nosso distrito tem feito isso com excelência”, destaca.