Projetos do Bem

Postado em: 06 de Dezembro de 2018 por Rotary Club de Cascavel-Leste

A voluntária Simone Sarolli Preisner Braga Côrtes, fundadora do Projeto Amor em Fios, esteve junto aos companheiros do Rotary Club de Cascavel Leste, nesta quarta-feira (05) falando sobre seus projetos voluntários. Simone abordou temas humanitários que realiza na cidade há 25 anos, ela contou um pouco da sua história, que em 1998 descobriu um câncer de mama, e para sua surpresa em 2009, Simone teve câncer outra vez.
Após todo o tratamento difícil, graças a DEUS, recebeu o resultado de cura do câncer. Ela percebeu que sua missão no mundo era ajudar as pessoas que estavam passando por tratamento do câncer, pois sabe que lidar com o sofrimento do outro não é tarefa fácil, principalmente quando ele vem acompanhado da dor, da insegurança, da depressão e do receio trazido por um diagnóstico do câncer.

Simone foi incansável na busca de informações sobre a doença e achou importante compartilhar tudo o que aprendeu e os depoimentos de pacientes que também venceram o câncer. Após participar de vários projetos em prol da prevenção do câncer. Em 2015 Simone começou a arrecadar cabelos para a confecção da peruca, e em maio de 2018, incentivada por amigos surgiu o Projeto "Amor em Fios Kids" uma forma diferente de resgatar a auto-estima e devolver parte da infância das crianças, tomada pelo tratamento durante o longo e doloroso tempo que passam no hospital lutando pela vida. Foi emocionante ver o depoimento das crianças que receberam as perucas, e das pessoas doando cabelos, lenços, lã e o principal doando amor. Simone comenta que a idéia é transformar esses guerreiros em príncipes e princesas dos contos de fada. E com certeza ela conseguiu, ficamos todos encantados com o projeto e um relato que a Simone nos passou: "Fizemos uma peruquinha toda branquinha linda, e falamos que era da princesa Ariel, e mais que rápido a resposta de uma criança foi essa não é da Ariel porque a Ariel tem cabelos vermelhos".

Uma parceria que deixou os companheiros do Rotary Club de Cascavel Leste imensamente felizes, foi a parceira que a Simone fez com o Rotary Club de Londrina Aeroporto, onde será enviado as perucas do Projeto Amor em Fios e a companheira Cristiana Caldeirão Pívaro do Rotary Club de Londrina Aeroporto, realiza o Projeto Rotary Rosa, em prol das mulheres mastectomizadas. O Projeto Rotary Rosa, fundado em julho de 2015, "nasceu" no Nordeste, veio para o Paraná através das Senhoras Rotarianas de Apucarana que, gentilmente, ensinaram os processos de confecção. Este projeto busca aumentar auto-estima das mulheres que passaram pela mastectomia (cirurgia de retirada da mama). Depois de vários processos de confecção, na seqüência surgiu uma empresa que confecciona modeladores pós-cirúrgico, que foi uma bênção, que é empresa Modeller, que confecciona hoje para o Projeto Rotary Rosa os sutiãs e as próteses que é feito na própria fabrica Modeller. O Projeto Rotary Rosa entrega esse material no Hospital de Câncer de Londrina, HU e Londrina e também enviam para outros hospitais no Brasil para pacientes que fazem o tratamento. Hoje, em Londrina, é doada a quantidade necessária para as pessoas que precisam das próteses (pelo SUS, a demora para chegar uma prótese é em torno de 03 a 05 anos). O custo para confeccionar o sutiã e a prótese e de R$ 35,00 (trinta e cinco reais) e o Rotary Club de Londrina Aeroporto é bem parceiro para este projeto ir para outras cidades. Para isso, as companheiras do club não medem esforços para ajudar quem tem interesse a desenvolver o Projeto. Conforme disse a companheira Cristiana: "queremos que todas as pacientes mastectomizadas tenha a possibilidade de ter esse kit sem custo", o Rotary Club de Londrina Aeroporto tem um amor especial e incalculável por esta causa.

Esses dois projetos, que já são um sucesso, agora irão beneficiar Cascavel e Londrina. A parceria entre os dois projetos já iniciou, pois a Simone enviou para o Rotary Club de Londrina Aeroporto vários modelos das tocas infantiis, e a companheira Cristiana enviou sutiã e prótese que serão entregues no CEONC Hospital do Câncer de Cascavel, para serem doados às mulheres mastectomizadas. E os companheiros do Rotary Club de Cascavel Leste  irá acompanhar a entrega que será feita no dia 10.12.2018.

Obrigado Simone e ao Rotary Club de Londrina Aeroporto pelo trabalho de vocês, que engrandece o mundo.