Club de
Toledo-Lago

PAUL PERCY HARRIS,O FUNDADOR DO ROTARY INTERNATIONAL

Paul Percy Harris nasceu em 19 de abril de 1868 em Racine, Wisconsin, nos Estados Unidos, ao norte de Chicago. Foi o segundo dos 6 filhos de George N. Harris e Cornelia Bryan Harris. Por problemas financeiros, aos dois anos foi morar, juntamente com seu irmão Cecil, então com 5 anos, com seus avós paternos Howard e Pamela Harris, na cidade de Wallingford, no Estado de Vermont, nos Estados Unidos.

Foi aí que praticamente começou o direcionamento da vida de Paul Harris, como ele mesmo recorda em suas memórias "Meu Caminho para Rotary": “ Eu tive o privilégio de viver em um lar estável, onde não faltava nada e nada era excessivo; onde os ideais eram os mais elevados e a educação era o objetivo supremo.” Esta visão em direção à educação o levou às Universidades de Iowa, onde se formou advogado e obteve o título de doutor honorário na Universidade de Vermont.

Ao receber o seu diploma, Paul decidiu que passaria cinco anos conhecendo o mundo antes de se dedicar à sua nova profissão de advogado. Foi neste tempo que trabalhou como repórter de jornal, professor de economia, ator de teatro e cowboy. Fez também inúmeras viagens pelos Estados Unidos e Europa como representante de uma companhia de mármores e granitos.

Finalmente, em 1896 decidiu advogar em Chicago. O ambiente da cidade era difícil, com muita imoralidade, Incêndios fraudulentos, e falências, melhorando em 1900 com o fechamento das casas de jogos e tavernas, com a Promulgação da Lei Federal de Falências e a segregação da prostituição. Foi advogado durante 32 anos, membro do Colégio de Advogados do Estado de Illinois, do Colégio Americano de Advogados e Presidente da Comissão de Ética Profissional do Colégio de Advogados de Chicago. Em um dia no outono de 1900, Paul P. Harris se encontrou com o advogado Bob Frank para jantar em um luxuoso bairro no norte de Chicago. Eles saíram para uma caminhada parando em algumas lojas no caminho. Harris ficou impressionado com a maneira como Frank tinha feito amizades com muitos dos vendedores.

Desde que se mudara para Chicago para abrir seu escritório de advocacia, Harris não havia encontrado a mesma Camaradagem que Frank tinha com seus colegas empresários, e naquele momento começou a pensar em como encontrar esse tipo de companheirismo que o lembrava da cidade em que ele havia crescido na Nova Inglaterra. Em 23 de fevereiro de 1905 Paul Harris, juntamente com outros três homens de negócios: Silvester Schiele, comerciante de carvão, Gustavus Loehr, engenheiro de minas e Hiram Shorey, alfaiate, reuniram-se no Edifício Unity, na N orth Deaborn Street, 127, 7º andar formando o primeiro clube. O primeiro Presidente foi Silvester Schiele. O clube recebeu o nome de “Rotary” devido ao fato de que seus sócios se reuniam em rodízio nos respectivos locais de trabalho, em um sistema de rodízio. Seu quadro associativo cresceu rapidamente. Em 1907 surgiu o primeiro projeto comunitário: a instalação do primeiro sanitário público da cidade de Chicago, localizado perto da Prefeitura.

Em 1910 foi realizada a primeira Convenção, congregando se os clubes na Associação Nacional de Rotary Clubs. Paul Harris foi eleito Presidente da Associação. Nessa Convenção, por proposição de Arthur Frederik Scheldon, professor de marketing, foi adotado o lema: “mais se beneficia quem melhor serve seus companheiros”. Paul conheceu a sua futura esposa Jean Thompson em 1910 durante um passeio organizado pelo Prairie Club of Chicago, um grupo de amadores de atividades ao ar livre que ele ajudou a formar. Paul e Jean casaram-se em julho Daquele mesmo ano e dois anos mais tarde Paul construiu uma casa com vista para o campo onde eles se encontra ram pela primeira vez. A casa recebeu o nome de Comely Bank, o mesmo nome da rua onde Jean morou em sua infância, em Edimburgo, na Escócia. Paul e Jean não tiveram filhos.

Na 2ª Convenção, em Portland, Oregon, no ano de 1911, Paulo foi reeleito, dedicando-se ao desenvolvimento e expansão. Aprovou-se a proposta de Benjamin Franklin Collins, adotando-se o lema: “Servir, porém não a si próprio. Somente 40 anos depois, na Convenção de 1950, em Detroit, Michigan, EUA, foram oficialmente designados os lemas: “Mais se beneficia quem melhor serve” e “Dar de si antes de pensar em si”. O primeiro Rotary Club fora dos Estados Unidos foi fundado em 1911 em Winnipeg, Manitoba, Canadá. Nesse ano Nasceu a “The National Rotarian” publicação precursora da revista "The Rotarian".

Na Convenção de Duluth, Minnesota, em 1912, o nome foi mudado para Associação Internacional de Rotary Clubes, e encurtado em1922 para Rotary International.

Os Harris viajaram pelo mundo promovendo Rotary, sempre reconhecido como personalidade mundial, destacada, tendo recebido inúmeras condecorações. No Brasil, em 1942, recebeu do Presidente Getúlio Vargas, a “Ordem do Cruzeiro do Sul.

Paul faleceu em Comely Bank em 27 de janeiro de 1947 com 79 anos e foi enterrado no cemitério Mount Hope, nos arredores de Blue Island, perto da sepultura de seu velho amigo Silvester Schiele. Após a morte de Paul, Jean retornou à Escócia, sua terra natal, onde faleceu em 1963, com 82 anos. Em "Meu Caminho para Rotary", Paul atribui os valores nele incutidos por seus avós e vizinhos, a base que o levou à concepção de Rotary:

O Rotary nasceu do espírito de tolerância, boa fé e serviço, qualidades Características de meus familiares e companheiros de infância na Nova Inglaterra. Tenho tentado transmitir minha fé nesses valores a outros Seres humanos, com a mesma intensidade com que ela brilha dentro de mim”.


Notícias do Clube

Rotary Club de Terra Roxa comemora 8 anos com lançamento de selo e posse de 10 novos companheiros

Uma extensa programação marcou a visita oficial da governadora Sonia Taube Linero e do seu cônjuge Luiz Fernando Linero ao Rotary Club de Terra Roxa na última quarta-feira (14). Na oportunidade o clube também comemorou seus oito anos de fundação. Além de visitas a empresas da cidade e de audiência com o prefeito Altair de Pádua, uma reunião festiva marcou o aniversário do clube. Estiveram presentes também rotarianos dos clubes de Guaíra, Palotina Pioneiro e Marechal Cândido Rondon. Esteve presente também o Governador Assistente para a Área 2 do Distrito 4640, Rodrigo Brunieri Castilho. Um dos momentos mais marcantes da reunião foi a posse de 10 novos companheiros, reforçando as fileiras do clube fundado há oito anos e que tem atualmente na presidência o rotariano João Ferreira Braga Junior. Também durante a reunião houve o lançamento de um selo comemorativo alusivo ao aniversário do clube, denominado de “Selo Inspiração”, uma alusão ao lema do Rotary International para 2018-19, “Seja a Inspiração”. Para a governadora Sonia, foi uma visita muito especial. “Foi tudo muito lindo, com a participação de companheiros de cidades vizinhas, com o lançamento do selo, um bolo lindo de oito anos do clube e, principalmente, a posse de 10 novos companheiros. Um evento que vem contemplar em cheio um dos objetivos do Rotary, estimulando e fomentando o ideal de servir, promovendo o desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidades de servir”, destacou Sonia Taube Lineiro ao comentar a visita a Terra Roxa.

Postado em 18 de Novembro de 2018 por

Intercâmbio da Amizade integra rotarianos do Brasil e Estados Unidos

O Distrito 4640 do Rotary International vem fortalecendo sua experiência através do Intercâmbio Rotário da Amizade. Há poucos dias, o distrito recebeu a visita de um grupo de sete pessoas oriundas do Distrito 5950, Minnesota, Estados Unidos. O Intercâmbio da Amizade é um programa que dá a rotarianos e familiares a oportunidade de visitar e conhecer outros rotarianos ao redor do mundo em um intercâmbio de curta duração, de normalmente uma semana. Por isso, em abril do próximo ano, um grupo do Distrito 4640 estará também visitando a região do Distrito 5950, na região de Minnesota. No Distrito 4640, que congrega os clubes de Rotary das regiões Oeste, Sudoeste e Centro Sul do Paraná, o programa é coordenado pelo rotariano Nataniel Klug, do Rotary Club de Cascavel – Sonhar. Segundo ele, uma das funções do Rotary Internacional é promover o entendimento e a boa vontade entre povos diferentes e isto se concretiza através de programas como o Intercâmbio da Amizade. O grupo de americanos que visitou a região chegou no dia 3 de novembro e permaneceu até o dia 11. Ele foi composto por três rotarianos e quatro amigos. O grupo foi liderado por Sam Dalal, membro do Rotary Club Burnsville Breakfast e também coordenador do Intercâmbio Rotário da Amizade no naquele distrito desde 1996. Ainda integraram o grupo os rotarianos Paula Schuwartz e Bob Erickson, além de Monette Dala, Nancy Erickson, Jennifer Peterson e Valerie Varno. Durante os dias que permaneceram no distrito, eles visitaram as cidades de Foz do Iguaçu e Cascavel, onde ficaram hospedados em casas de rotarianos. Além de visitas a pontos turísticos e empresas das cidades, os visitantes também conheceram projetos sociais e participaram de reuniões de clubes de Rotary nestas cidades e do Seminário Distrital da Fundação Rotária que foi realizado em Foz do Iguaçu no dia 10. Este é o segundo intercâmbio promovido só neste ano rotário de 2018-19. Em outubro um grupo do Distrito 4640 esteve em visita ao Distrito 5100, na região de Oregon (EUA). Os rotarianos daquele distrito irão visitar o Brasil em março de 2019. Além destes, para 2019/20 já estão previstos dois novos intercâmbios, sendo um com o Distrito 3011, da Índia, e outro com o Distrito 3220, do Sri Lanka. A governadora do Distrito 4640, Sonia Taube Linero, destaca que o Distrito 4640 tem aproveitado muito bem as oportunidades que o programa do Intercâmbio da Amizade proporciona. “O programa é uma oportunidade para experimentar e aprender sobre outras culturas, com os locais e não como turista, e o nosso distrito tem feito isso com excelência”, destaca.

Postado em 17 de Novembro de 2018 por

Seminário da Fundação Rotária debate programas e ações em Foz do Iguaçu

Aconteceu no último sábado (10), no hotel Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, em Foz do Iguaçu, o Seminário da Fundação Rotária, evento anual oficial do Distrito 4640. Rotarianos de toda a área de abrangência do distrito participaram do seminário, coordenado pela governador Sonia Taube Linero. O principal propósito do seminário foi debater os programas e ações da Fundação Rotária, bem como sensibilizar os membros dos clubes de Rotary sobre a importância da arrecadação de recursos para a entidade. Para isso, o evento contou com a participação de dois palestrantes renomados no meio rotário: o Curador da Fundação Rotária e Próximo Diretor de Rotary do Brasil, Mário César Martins de Camargo; e o coordenador da Fundação Rotária nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, Antonio Carlos Cardoso. Além das palestras houve a apresentação de casos de sucesso sobre projetos encaminhados pelos clubes de Rotary usando recursos da Fundação Rotária. Ainda foram entregues títulos Paul Harris, Menções Honrosas e títulos da Sociedade Paul Harris a rotarianos e clubes da região. A governadora Sonia destacou que o Seminário da Fundação Rotária foi um sucesso e alcançou todos os objetivos. “Foi mais uma oportunidade para os rotarianos aprenderem sobre a nossa fundação, que tem como missão capacitar os companheiros para que possam promover a boa vontade, paz e compreensão mundial por meio do apoio a iniciativas de melhoria da saúde, da educação e do combate à pobreza”, frisou. Graças às doações que a Fundação Rotária recebe ela consegue manter programas como o combate a poliomielite no mundo inteiro, em trabalho que iniciou há mais de 30 anos e conseguiu reduzir a incidência da pólio em 99%. Hoje, Afeganistão, Paquistão e Nigéria são os únicos países onde a doença continua endêmica. CLIQUE AQUI E CONFIRA A GALERIA DE FOTOS FOTOS: Reinaldo Santana

Postado em 13 de Novembro de 2018 por

Reuniões Terças-Feiras | 20:00
CASA DA AMIZADE - RUA ERECHIM,431